3 de maio de 2009

EZ1: Ambientação

Esquadrão Zero 1, continuando:

Estou sentido que esta idéia tem muito potencial. Ao mesmo tempo que eu vejo muito futuro nisso, vejo que posso descarregar um bocado de outras idéias antigas nessa mesma. Como por exemplo um ambiente Retro-Futurista

 Coisa que vemos em histórias como a de Speed Racer. Que é o exemplo mais famoso no caso da máquina de idéias japonesa. Mas o exemplo mais genial de retro futurismo é SteamBoy, a obra prima de Katsuhiro Otomo. 

 Por que retro futurismo e não algo moderno e cheio de engenhocas nanotecnológicas que se montam sozinhas e fazem tudo por você? A pergunta já responde.

 É muito mais dinâmico e instigante uma máquina à vapor fazendo coisas que um robô do século vinte e um faria. O que não é muito o caso da minha idéia. Eu pensei em colocar esses personagens e adaptar todos os "retalhos de enredo" que imaginei num ambiente de 1950. Você imagina, "Á é por causa do climax da segunda guerra, aquela coisa histórica e tals!". Eu digo; não exatamente. É claro que o charme da época é importante, e pesou na hora da minha escolha, mas na verdade os personagens por si mesmos se encaixaram na época, e não a época se encaixou neles. Eu percebi que estava criando personagens com pátrias quase contextuais à segunda guerra. O Fogão por exemplo, um personagem que apresentei mais acima. Na idéia original ele era para ser russo. Mas acabei por colocalo como alemão, devido à origem de sua raça. O que lembra aquele esquema dos aliados: Grã-Bretanha, União Soviética e EUA. Mas decidi quebrar isso e misturar as pátrias, tendo gatos americanos e franceses, países que eram aliados e não do eixo. E eu acabei gostando de quebrar esse paradigma, exatamente para deixar claro que os cães e os gatos são independentes dos homens, eles resolvem seus próprios assuntos, eles trocam tiros e pancadas independente de quando e como os homens por acaso estão fazendo o mesmo. 

 

Aliás, quero aproveitar esse ambiente de guerra para deixar reflexões. Por exemplo, os gatos e os cães uma hora percebem que os homens estão fazendo o mesmo que eles, se matando (no caso do desenho o pessoal só fica ferido ou nocauteado) e pensam: "Nós lutamos por que somos de espécies diferentes, mas Eles lutam mesmo sendo todos da mesma família e espécie, não faz sentido!". Sacaram?

 

Nenhum comentário: